Formulários/Modelos de Documentos

  1. CHECKLIST para prorrogações de vigência de contratos
    Lista de Verificação (Checklist)
     
    RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS (Parecer Referencial  00001/2022/NLICIT/PFUFSC/PGF/AGU – 23080.002140/2020-27)
    Renovações contratuais que estejam enquadradas no rol de abrangência abaixo não precisam mais tramitar à Procuradoria Federal junto à UFSC.
     
    Abrangência: Além da renovação de vigência, eventualmente prevejam a inserção de pequenas alterações qualitativas ao contrato, quais sejam:

    a) previsão de extinção antecipada do contrato, sem ônus à UFSC;
    b) inserção de conteúdo decorrente da Instrução Normativa n. 53, de 8 de julho de 2020; e
    c) previsão reforçando a não preclusão do direito a reajuste/repactuação no ato de renovação/prorrogação contratual.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 29/03/2023)


  2. CHECKLIST para alterações contratuais (acréscimos e supressões e supressões de contratos de serviços)
    Lista de verificação (Checklist
     

    Acréscimo ou supressões de contratos de serviço

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 10/10/2025)

  3. CHECKLIST para alterações contratuais que não envolvem acréscimos e supressões de serviços
    Lista de Verificação (Checklist) 

    Deve ser utilizada quando se almejam alterações contratuais que não tratem de acréscimos e de supressões (providenciar todos os documentos previstos na listagem).

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 10/10/2025)

  4. CHECKLIST para a contratação de serviços registrados em ATA (SRP)
    Lista de Verificação (Checklist)

    Contratação de serviço registrados em  ATA (SRP)

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 02/10/2023)



  5. Termo de indicação de Gestores e Fiscais de contratos - PN 493-2024-GR
     
     

    Pode ser utilizado para Contratos de Serviços, Fundacionais, Compras e Concessão de Espaço Público.

     

     


    Como tramitar a indicação de Gestores e Fiscais
    2 – Contratações em execução
    O Termo de Indicação deverá ser encaminhado por Solicitação Digital (SD) autuada no sistema SPA com os seguintes dados:
    Interessado: Setor requisitante ou gestor(a) do contrato
    Grupo de Assunto: 333 – Indicação
    Assunto: 1193 – Indicação – fiscal
    Detalhamento: Indicação de gestor/fiscal do contrato nº XXX/2022…
    A SD deve ser enviada para a fila CFC/DPC.
     

    Termo de Indicação de Gestores e Fiscais para contratos de compras (aquisições via DCOM)
    Atenção! Em caso de necessidade de utilização do Termo de Indicação de Gestores e Fiscais para contratos de compras (aquisições via DCOM), seguem orientações adicionais de preenchimento:

    Para pedido de empenho de material de TIC de pregão da SGD/ME: no campo Nº do Contrato ou Processo é necessário incluir o número dsolicitação digital (SD) do pedido no SOLAR;
    Para adesão à ata de registro de preços: no campo Nº do Contrato ou Processo é necessário incluir o número do processo de adesão no SOLAR;
    Para pedido de autorização de fornecimento (AF): no campo Nº do Contrato ou Processo é necessário incluir o número da própria AF no SOLAR 
     
  6. Formalário SIASG - Novo acesso
    ORIENTAÇÕES PARA NOVO USUÁRIO

    Preencher Formulário SIASG;
    Criar Solicitação Digital no SPA:
    Setor responsável: DPC/PROAD
    Grupo de assunto: 389 – Formulários
    Assunto: 1545 – Habilitação de sistemas;Anexar o Formulário (que deverá estar assinado na segunda página tanto pelo requerente como pelo Diretor da Unidade ou o responsável)
    Encaminhar para a fila DPC/PROAD

     Sugestões de habilitações:

    • Para servidores que irão atuar apenas na pesquisa de preços, o perfil atribuído é: CON-GERAL
    • Para servidores que irão atuar nos processos de compras e contratações, os perfis atribuídos são: CON-GERAL; COMPRAS; PAC-REQUI, FASEINT1; SICAFDIGIT; DIVULGA1; DIVULGA2.

    Maiores informações neste link.
    Formulário SIASG – Novo acesso
    Troca de senha – Passo a passo

  7. CHECKLIST para carona
    Lista de Verificação (Checklist)
      

    Lista de verificação para Adesão à Ata de Registro de Preço (“Carona”) – lei nº 14.133/2021

      O arquivo está disponível para download neste link. 

    (Atualizado em 21/11/2023)



  8. Documento de Formalização de demanda
     DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA -DFD
     
    Documento que dá início ao planejamento da contratação, com a justificativa da necessidade, a quantidade a ser contratada, a previsão de data de início dos serviços e a indicação dos membros que comporão a equipe de planejamento e a equipe de apoio.
     

    O DFD assinado por todos os indicados, pelo responsável pela formalização da demanda e pelo ordenador de despesas deve ser encaminhado, por meio de processo digital, ao setor DPC/PROAD para emissão da portaria de designação da equipe de planejamento.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 03/04/2025)


  9. Documento de Formalização de demanda -Concessões
    DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA -DFD
     
    Documento que dá início ao planejamento da contratação, com a justificativa da necessidade, a quantidade a ser contratada, a previsão de data de início dos serviços e a indicação dos membros que comporão a equipe de planejamento e a equipe de apoio.
     

    O DFD assinado por todos os indicados, pelo responsável pela formalização da demanda e pelo ordenador de despesas deve ser encaminhado, por meio de processo digital, ao setor DPC/PROAD para emissão da portaria de designação da equipe de planejamento.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 22/08/2023)

  10. Documento de oficialização da demanda - Contratações de serviços de TIC
    DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA -DFD
     
    Documento que dá início ao planejamento da contratação, com a justificativa da necessidade, a quantidade a ser contratada, a previsão de data de início dos serviços e a indicação dos membros que comporão a equipe de planejamento e a equipe de apoio.
     

    O DFD assinado por todos os indicados, pelo responsável pela formalização da demanda e pelo ordenador de despesas deve ser encaminhado, por meio de processo digital, ao setor DPC/PROAD para emissão da portaria de designação da equipe de planejamento.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas: )
    (Atualizado em 08/10/2024)



  11. Estudos técnicos preliminares - sistema ETP digital
    ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES – SISTEMA ETP DIGITAL

    Para acessar, clique em ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES – SISTEMA ETP DIGITAL,  selecione o perfil “Governo”, insira seu login e senha, e clique em acessar. Abrirá uma nova página, passe o mouse sobre “Serviços do Governo”, que irá aparecer várias opções, sendo, ao final, a opção “Fase Interna”, clique nela e você entrará no Sistema ETP Digital. Caso você não possua senha para acesso, clique aqui.  Caso você possua senha, mas não apareça a opção “Fase Interna”, envie e-mail para informando o seu CPF e que necessita de acesso à “Fase Interna”.

    Estudo prévio que baliza a elaboração do Termo de Referência.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas:r) 

  12. Mapa de riscos
    MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

    É o documento que identifica os principais riscos envolvidos no processo de contratação e sugere tratamento para sua redução.

    Deve ser desenvolvido na Plataforma  http://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp

      Acesse aqui o Manual Prático de Preenchimento do Mapa de Gerenciamento de Riscos
      O arquivo está disponível para download neste link.

     

  13. Termo de Referência
    TERMO DE REFERÊNCIA

    Os modelos de Termos de Referência encontram-se na plataforma http://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp, com os seguintes números:
    • Para licitação:
    TR digital sem Dedicação Exclusiva de Mão de Obra: TR digital n° 01/2025;
    TR digital com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra: TR digital n° 02/2025;
    TR digital TIC: TR digital n°03/2025
    • Para Dispensas e Inexigibilidades de Licitação:

    TR digital sem Dedicação Exclusiva de Mão de Obra, para dispensas e inexigibilidades: TR digital n°73/2024;
    TR digital com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra, para dispensas e inexigibilidades: TR digital n°94/2024.
    TR digital TIC: TR digital n°99/2024.

    O Sistema TR digital permite gerar artefatos a partir destes modelos e preenchê-los.
    Manual de utilização do Sistema TR digital

     

  14. Mapa comparativo de preços

    MAPA COMPARATIVO DE PREÇOS

    Documento que apresenta os valores considerados na pesquisa de preços de forma sistematizada.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Atualizado em 09/09/2024)

  15. Planilhas de custos e formação de preços

    Modelo de planilha de custos e formação de preços.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Atualizado em 07/10/2025)



  16. Relatório - Licitação com mão de obra exclusiva
    RELATÓRIO DA PESQUISA DE PREÇOS

    Documento que narra os procedimentos realizados na pesquisa de preços.
      O arquivo está disponível para download neste link.
     
    Ver também: 

    (Atualizado em 09/09/2024)

  17. Relatório - Licitação sem mão de obra exclusiva
    RELATÓRIO DA PESQUISA DE PREÇOS

    Documento que narra os procedimentos realizados na pesquisa de preços.
      O arquivo está disponível para download neste link.
     
    Ver também: 

    (Atualizado em 09/09/2024)

  18. Relatório - Dispensa de Licitação
    RELATÓRIO DA PESQUISA DE PREÇOS

    Documento que narra os procedimentos realizados na pesquisa de preços.
      O arquivo está disponível para download neste link.
     
    Ver também: 

    (Atualizado em 09/09/2024)

  19. Relatório - Inexigibilidade de Licitação
    RELATÓRIO DA PESQUISA DE PREÇOS

    Documento que narra os procedimentos realizados na pesquisa de preços.
     
    Ver também: 

    (Atualizado em 09/09/2024)



  20. CHECKLIST para dispensa de Licitação
    Lista de Verificação (Checklist)
     
    LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

      O arquivo está disponível para download neste link.
     

    (Dúvidas:

    (Atualizado em 23/10/2024)

  21. CHECKLIST para inexigibilidade de Licitação
    Lista de Verificação (Checklist)
     
    LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

      O arquivo está disponível para download neste link.
     

    (Dúvidas: 

    (Atualizado em 23/10/2024)

  22. CHECKLIST para Licitação
    Lista de Verificação (Checklist)
     
    LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

      O arquivo está disponível para download neste link.
     

    (Dúvidas: 

    (Atualizado em 14/11/2024)

  23. CHECKLIST para contratação de serviço de TIC
    Lista de Verificação (Checklist)
     
    LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

      O arquivo está disponível para download neste link.
     

    (Dúvidas: 



  24. Termo de vistoria para verificação das condições iniciais e finais do espaço concedido
    Lista de Verificação (Checklist)
     

    Listas de Verificação para os Fiscais dos Contratos de Concessão de Espaço Público.

      O arquivo está disponível para download neste link.

    (Dúvidas:

  25. CHECKLIST para renovação de contrato de concessão de espaço
    Lista de Verificação (Checklist)
     

    Listas de Verificação para os Fiscais dos Contratos de Concessão de Espaço Público.

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    (Dúvidas:

  26. Apostila ENAP - 2015

    ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO

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